"Há pessoas para quem as melhores coisas não funcionam. Elas podem estar vestidas com uma roupa de caxemira, que terão sempre a aparência de mendigos; podem ser ricas, mas serão endividadas; ser grandes, mas nulidades no basquete. Eu hoje me dou conta de que pertenço à espécies das que não conseguem beneficiar-se das suas vantagens, aquelas para quem tais vantagens chegam a ser inconvenientes.
"A verdade sai da boca das crianças. Na escola primária, ser inteligente resultava num insulto infame; quando crescemos, ser um intelectual passa a ser quase uma qualidade. Mas isso é uma mentira: a inteligência é uma tara. Assim como os vivos sabem que vão morrer, e como os mortos não sabem nada, penso que ser inteligente é pior que ser asno, porque o asno não se dá conta disso, ao passo que qualquer inteligente, ainda que humilde e modesto, o sabe forçosamente.
"Está escrito no Eclesiaste que 'quem tem a sua ciência aumentada, este também tem aumentada a sua dor', mas, não tendo tido jamais a felicidade de frequentar o catecismo com as outras crianças, não fui prevenido dos perigops do estudo. Os cristãos têm a sorte, quando jovens, de ser postos em guada contra o perigo da inteligência; por toda a vida saberão distanciar-se dela. Bem-aventudatos os pobres de espírito.
"Os que pensam que a inteligência tem alguma nobreza não podem, certamente, da-se conta de que ela não passa de maldição. Os que me cercam, os meus colegas de classe, os meus professores, todo o mundo sempre me julgou inteligente. Eu nunca compreendi bem o por que nem como eles chegavam a este veredicto acerca da minha pessoa. Eu frequentemente sofria esse racismo positivo da parte dos que confumdem a aparência de inteligência com inteligência, e nos condenam, com um preconceito falsamente favorável, a encarnar uma figura de autoridade. Assim como a mídia se extasia com um jovem ou uma jovem dotados de beleza maior, assim, para humilhação silenciosa dos menos dotados pela natureza, eu era a criatura inteligente e culta. Como eu detestava aquelas sessões em que participava, a contragosto, para magoar, para rebaixar os rapazes e moças considerados menos brilhantes!"
- Como me tornei estúpido - Martin Page
1 comentário:
"..esse racismo positivo da parte dos que confundem a aparência de inteligência com inteligência.."
exatamente isso.
Enviar um comentário